quinta-feira, 7 de março de 2013

Camponesas do MST sabotam canteiro em fazenda de Kátia Abreu e interditam trecho da BR-153

Foto: Divulgação


Cerca de 500 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sabotaram um canteiro de mudas de eucalipto na sede da Fazenda Aliança, de propriedade da senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA),  Kátia Abreu (PSD), no município de Aliança. As camponesas interditaram os dois lados de um trecho da BR-153 e atearam fogo em pneus.

 manifesto que teve início às 5 horas, desta quinta-feira, 7, é referente ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, cujo lema é Mulheres Sem Terra na Luta contra o Capital e pela Soberania dos Povos!

De acordo com a Polícia Militar (PM), que está no local, o movimento é para reivindicar reforma agrária e melhoria financeira em favor dos pequenos agricultores sem terra.

A PM informou ainda que, devido à manifestação, mais de 20 quilômetros de pista estão congestionados, mas há previsão de que a BR seja liberada ainda pela parte da manhã.

“A ruralista e senadora Kátia Abreu é símbolo do agronegócio e dos interesses da elite agrária do Brasil, além de ser contra a reforma agrária e cometer crimes ambientais em suas fazendas por isso estamos realizando esse ato político e simbólico em sua propriedade”, afirma a dirigente do MST de Tocantins, Mariana Silva.

Segundo informações do Movimento,  dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Tocantins, apontam que a fazenda Aliança foi embargada em duas situações, no ano de 2011 e 2012, por desmatamento e derrubamento de árvores ou demais formas de vegetação natural em área considerada de preservação permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário