segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gurupi: Secretário de Esporte quer fortalecer categorias de base





Por: Wesley Silas

O secretário Municipal de Esporte e Turismo, Sérgio Vieira Marques (Soró), lançou o desafio de colocar um projeto inédito na cidade que envolve a ocupação de 12 campos de futebol voltados às categorias de base e incentivar a prática de outros esportes com acompanhamento técnico e doação de material esportivo. “A nossa intenção é ocupar o tempo ocioso das crianças. Vamos também proporcionar às pessoas de outras faixas etárias a prática de esporte. Por exemplo: nos finais de semana o campo do Dertins, da Fábrica de colchões no setor Casego, os campos gramados que nós temos nos setores vão ficar aberto para serem usados pela população, que inclui os veteranos e todas pessoas que gostam do futebol”.

Para colocar em prática, Soró adiantou ao Portal Atitude que já tem disponível 12  campos de futebol espalhados em diversos setores da cidade e dois Ginásios Poliesportivos. Segundo ele, a prioridade é o fortalecimento das escolinhas de iniciações esportivas. “A nossa dedicação maior é com as nossas escolinhas de iniciação. O Dertins como é um campo do tamanho oficial vai ficar para o Gurupi Esporte Clube que trabalha com as categoria sub 13, 15, 18,  17 e 19 que até hoje não tinha local para treinar. Eles treinavam no gramado da Igreja do setor Waldir Lins próximo a Apae”, disse Soró.

O técnico do time de base do Gurupi Esporte Clube, Alcides Gonçalves, informou que o projeto envolve mais de 100 crianças e adolescentes com idade entre 11 a 19 anos. Ele lembrou ainda que nos 24 anos de atuação que ele tem no futebol de base foram poucas pessoas que incentivaram o esporte na cidade.  “Recebemos elogios e parabéns pelos nossos resultados, mas são poucos que fizeram por nós. A proposta do Soró vem para mudar e eu estou acreditando muito porque sentimos que ele quer fazer alguma coisa”, disse Alcides

Acides lembrou ainda que suas equipes já conseguiram resultados expressivos dentro e fora do Estado. “Pelo menos nós evitamos que estas crianças virarem malandros. A gente fica feliz de ver um menino que iniciou junto a gente jogando fora com uma situação financeira boa através do futebol.

Soró informou que o projeto não irá beneficiar as crianças que estudam nas escolas das redes municipal, estadual e privada, nas diversas escolinhas espalhadas pela cidade. Para isso, irá ocupar o Centro Olímpico, os campos do 4º BPM, Corpo de Bombeiro, da AGD, os três campos do município (Setor Nova Fronteira, Sol Nascente e São José II), do Centro Administrativo da Unirg. “No total serão 12 campos gramados. Além disso nós temos os campos de terra que já temos o apoio da prefeitura e do Dertins para podermos colocar para funcionar”, disse.

Acompanhamento profissional

Para acompanhar tantas crianças o secretário informou que em todos os campos terão profissionais preparados. “Estamos elaborando um projeto onde os alunos de educação física da Unirg serão inseridos neste contexto. Vamos pedir também ao governo do Estado que entre como parceiro no sentido de nos dá condições para que possamos contratar algumas pessoas que tenham conhecimento nesta área”, defendeu.

Outros esportes

Soró afirmou ainda que o projeto abrange o incentivo da prática de outros esportes, em especial  caratê, judô, capoeira, futsal, handebol, ciclismo, voleibol e de atletismo. “A nossa intenção é procurar fazer o que nunca foi feito em Gurupi para que as nossas crianças tenham oportunidade de praticar esporte com segurança e com orientadores que tenham responsabilidade”.

Material de apoio

O projeto da secretaria de esporte, segundo Soró, abrange também a distribuição gratuita de materiais esportivos. “Além da estrutura física nós recebemos por parte da secretária de Esporte coletes, bolas e já conseguimos de um empresário  grande quantidade de material esportivo que eu achei que foi até além do esperado. Cada escolinha vai receber um campo,  placa com o nome dela e com o nome do governo municipal e estadual. Para as aulas de caratê e judô fechamos uma parceria com a Secretária da Educação que vai doar os Kimono e tatames”

Atitude Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário