quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gurupi passa a contar com a Brigada de Combate aos incêndios florestais

Na tarde desta terça-feira (23/07), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), assinou em seu gabinete, o Termo de Cooperação Técnica com o Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, para a execução das ações que visam a Formação da Brigada de Combate aos Incêndios Florestais, apoio técnico e cautelas de materiais no município.



O Termo de Cooperação prevê que a Prefeitura disponibilize um grupo de brigadistas, para trabalhar em regime de escalas para que fique diariamente no mínimo 3 brigadistas a disposição da 4ª Companhia de Bombeiros, em Gurupi,  durante a temporada de estiagem, que terão a missão específica voltada para as questões ambientais, principalmente ao combate aos incêndios florestais na região.

O prefeito Laurez destacou que também vão ser criadas e implementadas ações de educação ambiental de forma integrada e compartilhada sobre queimadas, sendo ainda buscadas  alternativas para as atividades econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental.


“Vamos realizar campanhas educativas no âmbito municipal, com ênfase nas queimadas rurais e urbanas no município, em todos os níveis, para reduzir a incidência de focos de calor, bem como, promover queimadas controlada, com a execução de medidas preventivas, controle e combate aos incêndios florestais”, afirmou Laurez.

Presente à solenidade de assinatura do Termo de Cooperação, o secretário municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias, disse que a instituição da Brigada vai pontuar melhor Gurupi para o recebimento do ICMS Ecológico. O  secretário municipal de Infraestrutura, Gerson José de Oliveira está disponibilizando servidores concursados da sua secretaria para atuarem na Brigada durante o período de estiagem.


O comandante da 4ª Companhia de Bombeiros de Gurupi, capitão Nilton Rodrigues dos Santos, disse que os Bombeiros irão capacitar os servidores da Prefeitura para poderem atuar como brigadistas. “Essa parceria  é muito importante, pois os brigadistas chegam em boa hora para reforçar a equipe do Corpo de Bombeiros em Gurupi e, dessa forma, poderemos  ampliar ainda mais  as nossas ações de combate e prevenção às queimadas”, informou.

Secom/Prefeitura de Gurupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário