sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Corpo de Bombeiros e SAMU finalizam Semana Nacional do Trânsito com simulação de salvamento à vítimas de acidente de trânsito

Por: Tiago Souza

A 4° Cia do Corpo de Bombeiros, em parceira com a Polícia Militar (PM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi (SMTS) e Secretarias Municipais de Educação e de Comunicação, realizou na manhã de hoje (27), simulações de resgate à  vítimas de acidentes de trânsito no centro de Gurupi.


 A ação que finalizou a Semana Nacional do Trânsito em Gurupi, teve como objetivo conscientizar os cidadãos e alertar sobre os riscos que o trânsito pode nos trazer.

Três tipos de acidentes foram retratados na simulação. Para iniciar, o SAMU demonstrou como seria o resgate à uma vítima de acidente motociclístico. Em seguida, as equipes de salvamento usaram todas as ferramentas necessárias para ''resgatar'' um homem que estava preso às ferragens de um carro. Para finalizar a simulação, bombeiros apagaram um ''incêndio'' provocado por um acidente de trânsito. A ação contou até com algumas explosões.

- Isso é uma simples simulação, mas quase todos os dias nos deparamos com situações semelhantes e temos que estar preparados - disse o Capitão Nilton Rodrigues dos Santos, do Corpo de Bombeiros.

Segundo dados do SMTS, Gurupi atualmente conta com 48 mil veículos. 17 mil deste total são motocicletas. São registrados pelo menos três acidentes de trânsito na cidade por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, 40 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito todos os anos.

Blitz educativas devem ser realizadas durante o restante do dia em Gurupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário