sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MPF quer adiar horário de shows do Villa Mix para não atrapalhar Enem

(Divulgação)
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) fez recomendações para que o evento sertanejo Villa Mix Festival não atrapalhe os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tanto o show como a primeira etapa da prova acontecem no dia próximo dia 26 (sábado), em Goiânia - o exame também será realizado no dia 27 (domingo).

A procuradora da República Mariane Guimarães, autora da medida, requisitou que os shows, marcados para começar às 15h no estacionamento do Estádio Serra Dourada, não comecem antes das 17h30, horário do término do Enem, para garantir que a prova transcorra normalmente. Devem se apresentar no encontro sertanejo Jorge e Mateus, Paula Fernandes, Gusttavo Lima e Bruno e Marrone. Além das participações especiais de Guilherme e Santiago, Humberto e Ronaldo e  Israel Novaes. A previsão é de que os portões do estádio sejam abertos às 13h.
A procuradora recomenda ainda que nenhuma passagem de som ou afinamento de instrumentos musicais seja feita no horário da prova. Segundo ela, a principal preocupação é com os candidatos que irão fazer o Enem no prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) que fica no Jardim Goiás. O Villa Mix será realizado no estacionamento do Estádio Serra Dourada, que fica no mesmo bairro, a menos de 500 metros da instituição.

O MPF-GO também acionou a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), para que estes órgãos fiscalizem tanto a produção de ruídos e orientem o tráfego de veículos na região.
Caso os envolvidos não acatem a recomendação ou não se posicionem em cinco dias após serem oficiados, o MPF-GO ajuizará uma ação civil pública para conseguir, na Justiça, que os estudantes façam a prova sem transtornos. Além disso, irá buscar as sanções civil, penal e por improbidade administrativa dos agentes públicos envolvidos.
Providências
A assessoria de imprensa do Villa Mix Festival informou ao G1 que os organizadores ainda não foram notificados da recomendação e só vão se pronunciar após a oficialização do caso.
Já a Amma e a SMT disseram que já foram notificadas, mas que os documentos ainda estão sendo analisados pelos departamentos jurídicos. Somente depois é que serão revelados os posicionamentos dos dois órgãos.
Enem
Neste ano, o Enem está marcado para os dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.
Criado em 1998, o exame tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. A nota obtida também é usada para o candidato possa pedir bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário