sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Paciente do HGP morre ao chegar no aeroporto de Gurupi

Corpo ficou 7h estendido no asfalto do aeroporto de Gurupi
(Foto: Wesley Silas)
Redação


Por volta das 10 horas da manhã de ontem (03), José Soares, 60 anos, paciente do Hospital Geral de Palmas (HGP) e que seria internado no Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG), morreu ao chegar no aeroporto da cidade.

O idoso seria internado em Gurupi por falta de UTI no HGP. O corpo ficou estendido no asfalto do aeroporto por cerca de 7 horas até ser liberado.


Segundo o Portal Atitude, um funcionário do local contou que José Soares veio a óbito assim que o avião aterrizou. Ele sofreu uma parada cardíorespiratória e tentou ser reanimado pelo médico que o acompanhava até a chegada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A ambulância só chegou 40 minutos depois.

Uma assessora da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou ao jornalista Wesley Silas (Atitude Tocantins) que o paciente de fato morreu após uma parada cardiorespiratória. Sobre a demora da chegada da retirada do corpo, ela contou que teria sido pela ''burocracia na emissão do atestado de óbito''.

Ainda de acordo com o Portal Atitude,  enquanto a esposa do idoso estava sendo entrevistada, ela foi retirada pelo piloto da aeronave para não dar declarações. Ninguém quis falar sobre o caso.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde lamentou o ocorrido e informou que José Soares  não morreu em decorrência da demora no atendimento prestado pelo SAMU e que a Ambulância de Suporte Avançado (USA), que presta o mesmo tipo de atendimento da UTI Aérea, estaria atendendo uma acidente automobilístico no centro da cidade.

Leia a nota na íntegra:

NOTA TÉCNICA À IMPRENSA Nº. 004/2013

Gurupi, 03 de Outubro de 2013.

 A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenação de Urgência e Emergência e Coordenação Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em esclarecimento à Imprensa, informa que lamenta muito o óbito ocorrido hoje no Aeroporto deste município e, vem por meio deste, esclarecer que, assim como está sendo levianamente relatado nas redes sociais, o senhor J. S. S, de 60 (sessenta) anos não morreu em decorrência da demora no atendimento prestado pelo SAMU, haja vista que conforme se pode constatar na ficha de atendimento da Ocorrência nº 22, o aviso, feito por parte da equipe da UTI Aérea, de chegada com o paciente no Aeroporto de Gurupi ocorreu às 11h06min e que, na oportunidade foi informado à equipe médica que o transportava de que a Ambulância de Suporte Avançado (USA) estava prestando atendimento em um acidente automobilístico na Rua 06, esquina com avenida Pará (em frente ao restaurante Brucutu), sendo que esta Ocorrência teve início às 10h57min e finalização do atendimento ao paciente no Hospital Regional de Gurupi às 11h22min. Exatamente às 11h22min53s, a equipe USA se deslocou do Hospital Regional de Gurupi para o Aeroporto chegando lá às 11h38min, ou seja 16 (dezesseis) minutos após ter encerrado com sucesso a Ocorrência de natureza grave nº 21, que já estava em andamento no momento em que a Central de Regulação do SAMU recebeu a solicitação de transferência do paciente da UTI Aérea vinda de Palmas para a UTI do Hospital Regional de Gurupi. Ressaltamos que o procedimento-padrão é de que o SAMU deve ser avisado com antecedência nesses tipos de ocorrência, fato este que não ocorreu e, de qualquer modo, vale ressaltar ainda que os equipamentos de suporte à vida existentes na UTI Aérea são os mesmos contidos na Ambulância USA do SAMU, de maneira que não se pode atribuir a culpa de forma irresponsável ao SAMU Gurupi e nem se alegar que a chegada até o local “demorou mais de uma hora”, conforme demonstrado entre a solicitação recebida e a chegada até o local de destino se passaram apenas 32 (trinta e dois) minutos e, conforme relato da própria equipe médica, o paciente já havia tido uma parada cardiorrespiratória no decorrer da viagem vindo a óbito minutos seguintes à chegada em solo gurupiense.

Sem mais para o momento, era o que tínhamos a esclarecer.

Atenciosamente,

Rodrigo da Costa Carvalho
Coordenador de Urgência e Emergência

Carlos Enrique Garcia Langer
Coordenador Geral do SAMU



Um comentário:

  1. Quantas ambulâncias mesmo o SAMU possui? Será que não havia outra ambulância para atender ao acidente?

    ResponderExcluir