quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Passada a temporada de filiações, confira como ficou o cenário político no Tocantins para 2014

Terminou no último sábado, 05, o prazo de filiação partidária para quem deseja concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2014. No Tocantins, o troca-troca de legendas foi intenso e mudou consideravelmente o cenário político. Do Senado, passando pela Câmara dos Deputados, até a Assembleia Legislativa (AL), a movimentação de políticos, como era de se esperar, gerou muita especulação e formou alianças inimagináveis no passado.

Dos três senadores tocantinenses, apenas um permaneceu no partido: João Ribeiro, que continuou no Partido da República (PR). A senadora Kátia Abreu trocou o partido que ajudou a criar, o Partido Social Democrata (PSD), pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), dos ex-governadores Marcelo Miranda e Carlos Gaguim. Já o senador Vicentinho Alves (ex-PR) foi para o recém-criado Partido Solidariedade, cuja sigla é SDD. 


Dois deputados federais do Tocantins mudaram de partido: César Halum (ex-PSD), que agora é do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Eduardo Gomes, que saiu do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para assumir o cargo de vice-presidente nacional do SDD. Gomes, que, atualmente, é secretário de Esporte do Tocantins, mudou de legenda em meio a denúncias de envolvimento com a quadrilha comandada pelo doleiro Fayed Traboulsi, acusado de desviar R$ 300 milhões de fundos de pensão previdenciários em todo o país.

Na Assembleia Legislativa, quase metade dos deputados estaduais trocaram de legenda. Dos 24 parlamentares, 10 mudaram de partido. Sete deles foram para o SDD: Vilmar do Detran (ex-PMDB), Stalin Bucar (ex-PR), Amélio Cayres (ex-PR), Iderval Silva (ex-PMDB), Wanderlei Barbosa (antes no Partido Ecológico Nacional - PEN), Solange Duailibe (antes no Partido dos Trabalhadores - PT) e o presidente da Casa, Sandoval Cardoso (ex-PSD). Com isso, o Solidariedade tornou-se o partido com a maior bancada no parlamento. 
Outro partido criado recentemente, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), liderado pelo ex-senador Ataídes Oliveira (ex-PSDB), recebeu duas adesões: os deputados estaduais Eli Borges (ex-PMDB) e Sargento Aragão (antes no Partido Popular Socialista - PPS) agora fazem parte da legenda.

Completa a lista de filiações, o deputado estadual Freire Júnior trocou o PSDB pelo Partido Verde (PV).

Outro que também deixou o PSDB foi o filho do governador Siqueira Campos e secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos,  que agora faz parte do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Números gerais

No total, oficializaram a troca de partido junto à Câmara dos Deputados 52 parlamentares. 22 deles seguiram para o Solidariedade (SDD) e outros 15 para o PROS. Os maiores prejudicados até agora foram PDT (Partido Democrático Trabalhista), que perdeu 8 deputados sem conquistar nenhum novo, e o PMDB, que perdeu seis deputados e ganhou apenas um.

Na lista dos partidos que mais receberam filiações, depois das novas legendas PROS e SDD, aparece o PP, com 4 novos filiados; o PR, PRB e o PSB, cada um com dois novos deputados; e com um deputado novo cada figuram DEM, PMDB, PSD, PSDB e PTB.

Segundo o calendário eleitoral, agora os partidos têm até o próximo dia 14 para encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a relação de filiados.

(RedeTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário