sábado, 26 de outubro de 2013

Provas do Enem no Tocantins começam mais cedo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado em todo o Brasil neste sábado, 26. Como o Tocantins não faz parte do horário de verão e as provas seguem o horário de Brasília (DF), no estado, os candidatos irão fazer o exame uma hora mais cedo, ao meio-dia, a não às 13 horas, como acontece em três regiões do país.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes cheguem uma hora antes aos locais de prova, ou seja, às 11h.

Neste sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. Amanhã, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Números

O Enem registrou, em 2013, um crescimento de 24% no número de candidatos inscritos em relação ao ano passado. O aumento ficou acima da média nacional no Nordeste (29%) e no Norte (26%).

Ao todo, 7.173.574 pessoas se inscreveram para fazer a prova, o maior número registrado em 15 anos de existência do exame. No Tocantins, foram 57.522 inscrições (em 2012, foram 39.803 candidatos). O estado, segundo o Ministério da Educação, registrou um crescimento de 45%, ficando atrás apenas do Amapá (63%) no ranking das unidades federativas que mais tiveram aumento no número de inscritos.

De acordo com o MEC, 92% dos estudantes confirmaram a inscrição, seja através da isenção ou do pagamento da taxa de R$ 35. Em números absolutos, a maior quantidade de inscritos está no estado de São Paulo, com 1.114.747 candidatos.

Vaga na universidade

Criado no ano de 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame também é usado para o candidato pleitear bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), pedir benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e conseguir certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, a nota da prova pode ser aproveitada em outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. 


(RedeTO)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário