quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Secretário reconhece que facções criminosas estão tentando se infiltrar em presídios do Tocantins

Durante reunião nesta quarta-feira, 09, na Corregedoria Geral da Justiça, em Palmas, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tocantins (GMF) discutiu os problemas do sistema penitenciário do Tocantins. Em menos de uma semana, quatro presos foram assassinados dentro de presídios de Araguaína e Gurupi.

Depois de uma hora de conversa, o secretário de Defesa Social do Tocantins, Nilomar dos Santos Farias, conversou com os repórteres e admitiu que facções criminosas de grandes centros, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, tem insistentemente tentado se instalar no estado.

Farias afirmou que a tentativa dos grupos de se infiltrar dentro dos presídios do Tocantins está mais evidente nos últimos dias, mas a Seds, assegurou, está tomando as medidas necessárias para coibir essas tentativas de implantar lideranças nas unidades do estado.

O secretário informou que a segurança da Unidade de Tratameno Penal Barra da Grota (UTPBG) recebeu  o reforço de 17 agentes. Ele destacou que o presídio tem passado constantemente por varreduras e revistas, a fim de que seja restabelecida a ordem dentro da unidade.  "A Polícia Civil, em parceria com as equipes de Inteligência da nossa Secretaria e da Segurança Pública, investiga os casos, toda a segurança foi reforçada e vamos intensificar as revistas, ações essas que já garantem a normalidade nas unidades", argumentou.

Relação entre mortes e bilhete


Nilomar Farias também fez comentários a respeito da possível relação entre os homicídios ocorridos dentro daunidade Barra Grata, em Araguaína, e no presídio agrícola Luz do Amanhã, em Cariri“Nós estamos realizando uma investigação para identificar se há ou não relação entre as mortes, mas por enquanto não é possível afirmar nada", explicou o secretário, que completou dizendo que será feita uma perícia grafotécnica na assinatura, para apontar se a letra é realmente do preso. 

O secretário fez ainda referência a um bilhete encontrado na última terça-feira, 8, em uma das celas da Barra da Grota, assinado pelo preso Ademir Prestes dos Santos, 25 anos, que faz ameaças ao diretor do presídio, Wanderlan Rufino. "Trata-se de uma ação isolada de um detento que está insatisfeito com a medida disciplinar aplicada. Ele está em uma cela separada, onde permanecerá para garantir a segurança dos demais detentos", destacou.

Ações


Durante a reunião, o secretário também citou projetos em que é solicitada a construção de novas unidades em Araguaína e Cariri. “O Tocantins é o único estado brasileiro que dentro de um ano conseguiu aprovar projeto para a construção de novas unidades. Estamos na fase de estudos topográficos para a construção da primeira Unidade em Palmas, o Complexo Serra do Carmo, e já solicitamos ao Governo Federal mais 603 vagas para Araguaína e 603 para Cariri. Além disso, temos escolas funcionando dentro de todas as unidades, oferecendo qualificação aos detentos”, afirmou.

Por fim, Nilomar explicou que será providenciado reforço no quadro de servidores que atuam nas unidades prisionais, através um concurso para o quadro da Defesa Social e que haverá mais celeridade, por parte do Poder Judiciário, para a autorização do remanejamento de detentos nos presídios. Ele não deu mais detalhes sobre o certame.

Facções

Em reportagem publicada no dia 20 de setembro, a REDE TO destacou o interesse de facções criminosas de outros estados nas unidades prisionais do Tocantins. A reportagem destacou uma carta encontrada dentro da Barra da Grota, que traz o nome de 43 presos que teriam se "filiado" ao Comando Vermelho. O documento também menciona alguns advogados de Araguaína, além de indicar o interesse da facção na compra de uma casa na cidade para abrigar os membros do CV.
O bilhete encontrado nesta semana dentro da Barra da Grota faz referência a organização criminosa do Rio de Janeiro. 
Mas não é só o Comando Vermelho que tem demonstrado vontade de atuar em presídios do estado. Durante revista realizada na Barra da Grota, agentes encontraram outra carta, dessa vez do PCC. “Os irmãos lá no SP e os demais pode decer um fortalecimento e nois uni nossos corre pra disinvolver na medida do possível. (...) O mês de outubro estar pertinho", diz um trecho da carta, interpretado pelos agentes com uma aviso de uma possível rebelião no mês de outubro. 
No dia 14 de agosto, durante a operação "Al Capone", foi preso, em Porto Nacional, Ralfer Soares da Silva, vulgo "Ratão", de 28 anos de idade, acusado de liderar o PCC no estado. De acordo com a polícia, ele é responsável pela distribuição maciça de entorpecentes em pelo menos três estados e no Distrito Federal. Ele está preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas. 
Bomba-relógio
A situação dentro da Barra da Grota se complicou nas últimas semanas, mas desde junho, a situação dentro da unidade é instável. De lá para cá, foram sete tentativas de fuga. Na última, registrada no dia 28 de setembro, presos foram flagrados por agentes penitenciários serrando as grades da sala de triagem onde estavam. O número pequeno de agentes durante o plantão pode ter facilitado a ação dos detentos, que no dia 12 de setembro, colocaram fogo no pátio da unidade.

As mortes da semana passada vieram logo após um princípio de motim. De acordo com a direção da unidade, presos da área conhecida como "Seguro", onde ficam os detentos de maior periculosidade, colocaram fogo em uma das celas e, por pouco, não deram início a uma rebelião.

O alvoroço começou depois que 20 presos que estavam na área de convivência da unidade se negaram a entrar nas celas. Eles teriam montado barricadas na sala que dá acesso ao local. O clima ficou tenso e a situação só foi controlada por volta das 22h30 após o uso de granadas de gás lacrimogêneo e armas não letais.  

(RedeTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário