quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Terceira carta traz ameaça de morte para promotor, juiz da Vara de Execuções Penais e diretor do presídio

(Foto:Portal O Norte)
Redação

A carta foi encontrada na semana passada dentro da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, na região Norte do Estado , quando houve um reforço na segurança do presídio e várias revistas foram realizadas dentro da unidade, com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil (GOTE).

Esta foi encontrada em uma das celas do Seguro, onde fica os presos de alta periculosidade, e faz ameaça de morte contra o promotor que atua nas 1ª e 2ª Varas Criminais, Benedicto Guedes Neto, o juiz da Vara de Execuções Penais, Antônio Dantas de Oliveira Júnior, o diretor do presídio, Wanderlan Rufino, o chefe da Segurança do presídio e dois chefes de Plantão da unidade.

No início da Carta tem a numeração 15-33, identificação usada pelos membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), dando boas vindas aos irmãos que integram a irmandade e também aos primos leais, que integram o Comando Vermelho. Logo em seguida já informa que a “responsa” está lançada e que a

hora chegou: “a união tá na fita, vamos bota terro no Tocantins, já iniciou nosso acordo, os manos e primos leais do pavilhão B começaram o trabalho de limpeza dos que não está na nossa luta ‘vai morre’”.

E acrescenta “laranja vai morre, até chega em nosso objetivo maior”. Este é o ponto onde a carta fala explicitamente qual seria o objetivo da facção criminosa, a morte do promotor, juiz e diretor do presídio. “Mandar pro inferno os que no oprime, os donos da caneta, começando pelo promoto cabeção Bené e o homem da capa preta o juiz da execução penal, mas o diretor, o chefe de segurança Jale, os chefes de planta, Haroldo Almir, após manda eles pro inferno, tamo livre pra derruba o presídio”, ameaça a carta.



O documento reforça ainda mais com uma frase bastante incisiva: “vamo mostra quem manda aqui!!!”. E explica que há pessoas do lado de fora do presídio que vão ajudar na fuga dos presos, “os anjinhos lá fora tá com os ‘bicos’ pronto pra nos ajudar na fuga, pode crê!!!”.

A carta finaliza destacando a união entre os criminosos e com a seguinte frase: “O crime fortalece o crime...fica na paz, Deus abençoi!!! Na união”.

Juiz
Foi feito contato com o juiz da Vara de Execuções Penais e também responsável pela 2ª Vara Criminal, Antônio Dantas de Oliveira Júnior, para comentar sobre o conteúdo da carta. Dantas confirmou todas as informações que foram escritas nela, inclusive a ameaça de morte contra ele. “A Polícia Civil passou o conteúdo dessa carta para as autoridades do Estado, estão analisando a veracidade, mas que realmente foi encontrada em uma das celas do presídio Barra da Grota com ameaças a algumas autoridades”, disse.

Perguntado se tem possibilidade de que a ameaça de morte seria verdadeira, o juiz acredita que sim. “Está sendo feito uma análise, mas há uma forte probabilidade que a carta seja verídica, que o conteúdo seja verdadeiro”, declarou. Ressaltou ainda que pelo conteúdo da carta, demonstra claramente que estão tentando controlar o presídio, com menções a símbolos de facções criminosas que vem ocorrendo no país, o que não seria diferente no Tocantins.

Dantas ainda comentou que as ações do Governo do Estado, diante da segurança pública, são tímidas. “Até porque hoje nós precisaríamos hoje, na área da segurança pública, de um efetivo muito maior de homens, melhor aparelhamento a cerca de armamento, treinamento, coisas e situações que está deixando muito a desejar”, alertou.

Medidas nos presídios
O juiz também falou que é necessário implantar sensores para bloquear sinais de celulares nos presídios do Tocantins. “Falta ainda muita coisa, eu acho, que o Tocantins tenha um sistema prisional mais efetivo”, declarou Dantas.

Segurança
Sobre a sua segurança, o juiz informou que já foram tomadas medidas cabíveis quanto ao assunto.

CPPA
O juiz ainda cobrou a entrega da Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), pois a previsão de reforma era apenas de três meses, e até agora, já foi quase um ano nas obras. “A nossa preocupação é quando reativar a unidade, que seria agora no final de outubro, ela já vai estar em déficit. Mas hoje nós temos cerca de 215 presos provisórios, esse número é volátil, sendo que a capacidade máxima é de 88 homens, podendo chegar a 215, 230 homens”, conta preocupado o juiz. “O ideal é que construísse uma nova CPPA, com capacidade, pelo menos, para 400 homens, assim como também uma Casa de Prisão Provisória para mulheres”, finalizou Dantas.

Promotor
O promotor Benedicto Guedes Neto também foi procurado para falar sobre a carta, mas ele preferiu não falar sobre o assunto. Disse apenas que o assunto era sigiloso.


Secretaria
A Secretaria de Defesa Social também foi procurada para falar sobre o assunto, para saber quais as medidas que foram tomadas em relação a segurança do presídio e também das pessoas que foram ameaçadas na carta. A Assessoria de Comunicação da Secretaria enviou uma nota informando que “ainda não foi identificado o autor, e que o trabalho de investigação está sendo realizado. A Secretaria entende a suposta carta como uma tentativa de desestabilizar a ordem no local, o que não será permitido pelo Governo do Estado. Todos os procedimentos de segurança prosseguem reforçados na Unidade”.

(Informações: Portal O Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário