quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em caso raro, Mulher com dois úteros dá à luz gêmeos no Tocantins: "Tive medo", confessa

(Foto: Débora Ciany/JTO)
Uma mulher com dois úteros deu à luz a gêmeos no Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG). O caso é considerado raro pelos médicos e chamou a atenção da equipe que atendeu a professora Lusangela Lima Lopes, de 28 anos, no último sábado, 02.

Lopes descobriu que tinha dois úteros ainda durante a adolescência, com 15 anos de idade. Ela teve dois filhos e na última gravidez, dois óvulos fecundaram ao mesmo tempo e se fixaram um em cada parte do útero. A professora contou que ficou surpresa quando descobriu que a gravidez era de gêmeos e de alto risco.

A partir do quinto mês de gestação, Lusangela foi obrigada a licenciar-se do emprego para manter repouso absoluto. Ela deu à luz a dois
 meninos, Breno e Brayan, no oitavo mês de gestação. Primeiro, nasceu Brayan, com 2.830 kg. Depois, Breno, com 2.430kg. Ambos com 47 centímetros. A diferença de tempo de um para o outro, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi de dois minutos.

De acordo com o médico obstetra Rodrigo Santana, o parto cesariano foi tranquilo e bem sucedido. "Tive um pouco de medo, mas graças a Deus ocorreu tudo bem”, relatou a mãe.

Alteração genética


Até hoje, apenas dois casos como o da professora foram registrados no Brasil, um deles no Espírito Santo e outro em Minas Gerais. Há relatos também de mulheres com úteros didelfo (dois úteros) nos Estados Unidos e Inglaterra. 

A ciência ainda sabe pouco a respeito do assunto, mas Santana explica que o útero didelfo é uma alteração genética que consiste na formação dois úteros, dois colos uterinos e dois canais vaginais. Os óvulos, segundo ele, foram fecundados simultaneamente e gestados em cada útero.

Ainda de acordo com o médico, mulheres com útero didelfo podem gerar normalmente, mas é raro casos de fecundação simultânea, como o de Lusangela, chegarem até o final. 


(RedeTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário