quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TO melhora média do Enem, mas melhor escola pública fica em 5344º

(Divulgação)
O ensino no Tocantins está abaixo dos 20 melhores do país, ocupando a 22ª posição no ranking de classificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2012. Ao todo, 11.240 escolas de todas as regiões do país participaram desta edição da prova. Para calcular a média nas questões objetivas de cada escola, foram usadas as notas das áreas específicas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
A escola com a maior média do Enem no Tocantins foi o Colégio Olimpo, localizado em Palmas. A instituição de ensino é da rede privada e se classificou na posição 269 com a média de 632,2 pontos na prova. A escola com melhor média no Brasil foi o Colégio Bernoulli, da capital mineira, Belo Horizonte, que obteve média de 722,1 pontos.

O Colégio COC Palmas ficou com a segunda melhor média do Tocantins, com 619,1 pontos. Na classificação geral ele ficou na posição 474. A diretora pedagógica do COC Palmas, Cacia Maya, atribuiu a nota ao tempo dedicado pelos alunos para o Enem. Segundo Maya, eles começam a se preparar no 6º ano do ensino fundamental. Os alunos fazem provas bimestrais com conteúdo semelhante ao da prova do Enem e concorrem com alunos de outras escolas da rede em outras cidades do país.

No 3º ano do ensino médio, os alunos do COC tem material didático específico para o exame e fazem simulados nos moldes da prova. "Os simulados são semestrais e seguem o mesmo padrão do Enem. São dois dias de prova, com o mesmo tempo de duração, o mesmo número de questões e a redação", explica a diretora. A mensalidade da escola no 3º ano custa R$ 1.193,55 e o material didático usado ao longo do ano custa R$ 3.126,80.
O Colégio Marista, também da rede privada e localizado na capital, ficou na posição 480 com uma média de 618,7 pontos.
Na rede pública, a escola do estado com a melhor nota no Enem é o Colégio Tocantins. Ele fica localizado em Miracema do Tocantins, a 80 km de Palmas, e pertence à rede estadual de ensino. A média obtida pela escola foi 509,6 pontos. Na classificação geral, ele ocupou a posição 5.344.
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado (Seduc), o Tocantins melhorou a classificação com relação à prova de 2011. Considerando a rede pública e privada, o estado passou da 25ª para a 22ª posição entre as unidades federativas. Ao levar em consideração somente as redes públicas a melhora foi mais perceptível, afirmou o órgão.
O estado saltou da 21ª para a 17ª posição. Segundo a Seduc, nesta classificação o Tocantins está com médias mais altas do que os estados do Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Piauí.

(G1/TOCANTINS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário