quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tocantins está entre os estados brasileiros com o trânsito mais violento

(Foto: Divulgação)
Redação
Do Gurupi Diário

De acordo com o Mapa da Violência de 2013 divulgado pelo Ministério da Saúde, o estado do Tocantins está em primeiro lugar no aumento do número de pessoas que morrem em acidentes de trânsito. A pesquisa constatou que de 2001 a 2011, são 37,9 mortes para cada 100 mil habitantes no estado. Em 2011, foram 531 mortes no trânsito o que representa 64,9%, comparado a 2001, quando foram registradas 322 mortes.

O aumento no número de acidentes está acima da média nacional que é de 41,7%. A pesquisa apontou também que o uso de celular ao volante, alta velocidade e a combinação álcool-direção são as causas de acidentes fatais.

Segundo Yuri Nery de Assis, 
especialista em Gestão e Segurança do Trânsito do Detran, os números podem ser reduzidos com a conscientização dos motoristas. “É comportamental. Hoje o condutor tem que ter consciência disso, consciência de que o trânsito é um contexto que ele faz parte. As pessoas devem assumir o seu papel no trânsito”, explica.

Ainda de acordo com o mapa, das 200 cidades com maior número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, sete são do Tocantins, são elas: Miracema do Tocantins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário