quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Alunos novatos podem efetivar matrícula na rede estadual a partir desta quarta

Shara Rezende/ ATN
(Foto: ATN/Divulgação)

Período para confirmação de alocação e efetivação de matrícula para aluno novato na rede estadual de ensino começa nesta quarta-feira, 22. Nesta fase, os pais, responsáveis ou o próprio estudante (quando maior de idade) deve levar a documentação necessário à escola escolhida para efetivar a matrícula. As aulas na rede estadual iniciam no próximo dia três de fevereiro.

Segundo a coordenadora do Sistema de Matrícula da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Anice Souza Moura, o responsável pela matrícula deve verificar através do site da Seduc  (www.seduc.to.gov.br) ou do número de telefone 0800 63 5050 onde foi alocado o estudante. Após isso, se deve levar à escola selecionada cópia do comprovante de endereço, dos documentos pessoais do aluno e declaração de transferência ou histórico escolar para efetivar a matrícula do aluno novato.

Conforme a Seduc, 167 mil estudantes renovaram matrícula, 12 mil foram transferidos automaticamente e 16.746 ingressaram na rede estadual de ensino, totalizando 195.746 alunos distribuídos nas séries de 2º ao 9º ano do ensino fundamental, 1ª a 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda há vagas para as escolas da rede pública. “Os pais que não fizeram a solicitação de matrícula via internet no período determinado podem ficar tranquilos e recorrer à escola de seu município no próximo dia 27 para verificar a disponibilidade de vaga e fazer a matrícula diretamente na unidade escolar”, ressalta Anice. 

As escolas que estão fora das cidades sede regionais tiveram o período de matrículas iniciado no dia seis e permanecerá até o dia 31.

Sistema de Gerenciamento Escolar

Há dois anos a Seduc utiliza o Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) na efetivação das matrículas. A informatização das matrículas teve um saldo positivo, eliminou as filas e agilizou o atendimento. “Observamos que a sociedade tocantinense está mais familiarizada e aceitando melhor esse novo método de solicitar matrícula na rede estadual, uma vez que o objetivo é a comodidade e também o acesso facilitado, ou seja, de onde os pais estiverem eles podem fazer a solicitação de matrícula para seu filho", concluiu  Anice Moura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário