quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Brasil tem internet mais lenta do que Iraque e Cazaquistão

Internet brasileira é uma das mais lentas do mundo
 (Imagem/Ilustração)
Segundo um ranking feito pela empresa americana de internet Akamai, os brasileiros acessam a internet com uma velocidade média de 2,7 megabites por segundo (Mbps). Os resultados, que equivalem ao terceiro trimestre de 2013, colocam o país em 84º no ranking, em uma lista de 140 países.

Com essa velocidade de internet, o Brasil fica atrás de países como a Turquia (4 Mbps), Cazaquistão (3,5 Mbps) e Iraque (3,1 Mbps). O Equador tem a melhor internet da América Latina, com 3,6 Mbps. O Brasil também fica atrás do Chile, Colômbia e Argentina. O país latino com a pior internet é a Bolívia, com média de 1,1 Mbps.



O Brasil tem uma internet que equivale a apenas 16% da velocidade da conexão mais veloz, da Coreia do Sul, que é de 22,Mbps. O segundo lugar do ranking é ocupado pelo Japão, seguido de Hong Kong. O país europeu mais bem colocado é a Holanda, seguida da Suécia.

A empresa analisou as conexões de 34,2 milhões de endereços IP únicos usados para acessar a internet no Brasil. Outros países emergentes sofrem com o mesmo problema. A China ficou em 75º lugar, com velocidade média de 2,9 Mbps. A Índia ficou ainda mais mal colocada, no 123º lugar, com conexão de internet de apenas 1,1 Mbps.

De acordo com o estudo da Akamai, apenas 20% das conexões no Brasil têm velocidade entre 4 Mbps e 10 Mbps. Acima de 10 Mbps, apenas 0,9% das conexões. Apesar disso, segundo a pesquisa, o Brasil deve melhorar nos próximos levantamentos, já que o número de conexões com mais de 10 Mbps de velocidade cresceu 61% no último ano.

Internet no celular

A pesquisa também considerou internet em dispositivos móveis. Segundo o relatório, os acessos pelas redes 3G e 4G têm velocidade média de apenas 1,7 Mbps. Embora seja baixa, é a melhor internet móvel na América Latina, junto com Chile e Uruguai.

Essa velocidade equivale a esperar 12 segundos para que uma página da web seja carregada por completo no celular. No caso do computador, o brasileiro precisa esperar, em média, seis segundos para carregar completamente uma página.

Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário