quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde de Gurupi realiza blitz da hanseníase nesta segunda

(Ilustração)
Antonio Rodrigues/Secom Gurupi

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que será no domingo (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi realiza na segunda (27/01) uma blitz educativa, a partir das 8:30horas, na Av. Goiás com a Rua 7.

A equipe da Coordenação de Combate à Hanseníase de Gurupi fará distribuição de material informativo sobre a doença e com orientações sobre sintomas e tratamentos. De acordo com a coordenadora Municipal de Hanseníase, Mônica Paula Oliveira Rocha, Durante o ano de 2013 foram registrados 55 novos casos de hanseníase em Gurupi. “Todos foram encaminhados imediatamente para tratamento aqui mesmo em Gurupi”, detalhou a coordenadora.

A coordenadora explicou ainda que o tratamento de hanseníase é oferecido em todas as unidades de saúde de Gurupi e também é oferecida a entrega da medicação gratuita.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermato neurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. A doença pode provocar incapacidades físicas, que se não tratadas podem evoluir para deformidades permanentes.

O ser humano é considerado a única fonte de infecção da doença. O contágio se dá por meio do contato direto de uma pessoa doente não tratada, que o elimina através das vias aéreas superiores e o tratamento é de graça. O tratamento pode durar de seis meses a um ano, com pelo menos uma consulta sendo realizada todo mês, para avaliação constante do quadro. Caso não tratada, a hanseníase pode provocar incapacidades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário